O momento que um aluno de jiu jitsu, se inscreve em uma competição, se inicia uma jornada sensacional, de desafios em vários campos, desafiam o ego, o medo e as condições técnicas.
Abaixo daremos algumas dicas, que te ajudarão a abordar essa experiência de melhor forma.
A Primeira coisa que o atleta deve ter é, a consciência que essa experiencia será a primeira de muitas e que ali, mas que a vitória efetiva sobre o adversário, o principal é a vitória sobre si.
Dividiremos as dicas em três partes.
Preparação:
Regras: Estude as regras e teste na sua escola, com lutas simuladas com pontuação, atenção especial para golpes proibidos para as faixas iniciais e atitudes que podem te desclassificar.
Peso: Outra parte importante é atingir o peso correspondente a sua categoria duas semanas antes do dia dos combates, assim seu corpo estará, completamente adaptado, física e fisiologicamente, respondendo bem ao cansaço e tempo de recuperação. Lembre-se que em campeonatos oficiais o tempo de descanso é correspondente ao tempo da sua luta na sua categoria.
Quimono reserva e faixas:
É importante levar um Quimono sobressalente, e ficar atento as regras de medição e limpeza deles, estes podem desclassificar o atleta sem mesmo haver luta.
Higiene:
Especial atenção par unhas cortadas, Quimono limpo e uso de roupa intima por baixo.
Suporte de líquidos e energia:
Levar algo que te deixe saciado e com energia e não pese na sua digestão é muito importante, a sugestão que dou é levar maça e uvas passar, fáceis de levar e de digestão sem complicações e ricas em açúcar que darão uma energia extra, outro item importante é água, no mínimo 2 litros é indispensável.
Horários e áreas de luta:
Ao chegar, veja cronograma e área de luta, para você calcular sua preparação. Caso esteja com a academia com mais colegas da mesma escola, procure saber onde esta seus companheiros, podem ser necessários para guardar seu material, é sempre bom ter esse apoio.
Antes da luta:
Aquecimento:
Dez minutos antes do horário previsto, inicie seu aquecimento, nada muito forte, mas exercícios e ativem sua musculatura sem te causar cansaço. Subir e descer a arquibancada e fazer uns “spraw” bem de leve, já te deixará ativado.
Mentalize o jogo que você veio fazer, e converse com seu professor ele determinará qual seu jogo naquele dia.
Não valorize o sentimento de julgamento do público, o iniciante acha que todos te observarão, essa impressão é errada.
Na luta:
1. Faça o que faz de melhor nos treinos.
2. Não invente nada novo ou não testado
3. Tome a iniciativa e
4. Brique por todas as posições e não aceite o oponente impor posições como pegada ou raspagens, ali não é rola de academia, muitos atletas mal-acostumados a aceitar o adversário por para baixo e aceitar fazendo guarda é o erro mais comum. Nesse dia é guerra.
5. Conheça a regra e use ela a seu favor.
Ao final da luta:
Você terá vivido uma das melhores sensações do mundo. E todos estarão orgulhosos de você. E todas aquelas pessoas que gostam de você, ganhando ou perdendo estarão sempre te apoiando.
Bem agora vai lá e conte com o apoio do seu professor ele poderá te orientar da melhor forma.
Kommentare